(publicado "LUZEIRO" março 1960)
Como tinhamos
anunciado no último número do nosso jornal, realizou-se no dia 28 de Fevereiro
de 1960 a
solene entronização da Imagem de Nossa Senhora da Conceição na gruta da pipa.
A veneranda
imagem chegou a Barrancos no dia 27 à noite, acompanhada por um numeroso grupo
de alunos do Colégio Pedro Nunes de Coimbra de que é directora a Exma. Senhora
D. Julieta Ribeiro de Carvalho e foi recibida à entrada da vila por grande
número de fiéis, pelo pároco da freguesia e pelo Rev. Padre João Borges
Martins, pregador do tríduo preparatório desta festa.
Organizou-se
então uma procissão de velas em direcção á igreja, onde a imagem ficou exposta
á veneração dos fiéis.
No dia 29
celebrou a missa de comunhão geral sua Exª Rev.ma o Senhor D. António Cardoso
Cunha, bispo auxiliar diocese que chegou pelas 9 horas acompanhado dos Rev.dos
Padres Ladislau e Meireles.
Pelas 11.00 horas
organizou-se a procissão em direcção ao lugar da pipa onde ficou entronizada a
imagem oferecida ás lavadeiras de Barrancos pela Ex.ma Srª Dona Julieta Ribeiro
de Carvalho.
O andor foi
conduzido pelos alunos do colégio e pelas lavadeiras da Vila e chegou cerca das
13 horas ao lugar da pipa.
Ali sua Exª
Rev.ma dirigiu sua palavra aos numerosos fiéis presentes. Assim terminou esta
festa cheia de encanto e beleza.
Que o povo de
Barrancos tão devoto a Nª Sª da Conceição A saiba honrar mais uma vez e
transforme o local da pipa em ponto obrigatório dos seus passeios e das suas
horas de ócio.

No hay comentarios:
Publicar un comentario