Barrancos Central
a minha visão pessoal desta vida!
sábado, 18 de abril de 2015
domingo, 26 de octubre de 2014
Festa da "pipa"
festa
da pipa
(publicado "LUZEIRO" março 1960)
(publicado "LUZEIRO" março 1960)
Como tinhamos
anunciado no último número do nosso jornal, realizou-se no dia 28 de Fevereiro
de 1960 a
solene entronização da Imagem de Nossa Senhora da Conceição na gruta da pipa.
A veneranda
imagem chegou a Barrancos no dia 27 à noite, acompanhada por um numeroso grupo
de alunos do Colégio Pedro Nunes de Coimbra de que é directora a Exma. Senhora
D. Julieta Ribeiro de Carvalho e foi recibida à entrada da vila por grande
número de fiéis, pelo pároco da freguesia e pelo Rev. Padre João Borges
Martins, pregador do tríduo preparatório desta festa.
Organizou-se
então uma procissão de velas em direcção á igreja, onde a imagem ficou exposta
á veneração dos fiéis.
No dia 29
celebrou a missa de comunhão geral sua Exª Rev.ma o Senhor D. António Cardoso
Cunha, bispo auxiliar diocese que chegou pelas 9 horas acompanhado dos Rev.dos
Padres Ladislau e Meireles.
Pelas 11.00 horas
organizou-se a procissão em direcção ao lugar da pipa onde ficou entronizada a
imagem oferecida ás lavadeiras de Barrancos pela Ex.ma Srª Dona Julieta Ribeiro
de Carvalho.
O andor foi
conduzido pelos alunos do colégio e pelas lavadeiras da Vila e chegou cerca das
13 horas ao lugar da pipa.
Ali sua Exª
Rev.ma dirigiu sua palavra aos numerosos fiéis presentes. Assim terminou esta
festa cheia de encanto e beleza.
Que o povo de
Barrancos tão devoto a Nª Sª da Conceição A saiba honrar mais uma vez e
transforme o local da pipa em ponto obrigatório dos seus passeios e das suas
horas de ócio.
Suscribirse a:
Entradas (Atom)
o.bmp)

