domingo, 26 de octubre de 2014

Festa da "pipa"

 festa da pipa
(publicado "LUZEIRO" março 1960)
Como tinhamos anunciado no último número do nosso jornal, realizou-se no dia 28 de Fevereiro de 1960 a solene entronização da Imagem de Nossa Senhora da Conceição na gruta da pipa.

A veneranda imagem chegou a Barrancos no dia 27 à noite, acompanhada por um numeroso grupo de alunos do Colégio Pedro Nunes de Coimbra de que é directora a Exma. Senhora D. Julieta Ribeiro de Carvalho e foi recibida à entrada da vila por grande número de fiéis, pelo pároco da freguesia e pelo Rev. Padre João Borges Martins, pregador do tríduo preparatório desta festa.

Organizou-se então uma procissão de velas em direcção á igreja, onde a imagem ficou exposta á veneração dos fiéis.

No dia 29 celebrou a missa de comunhão geral sua Exª Rev.ma o Senhor D. António Cardoso Cunha, bispo auxiliar diocese que chegou pelas 9 horas acompanhado dos Rev.dos Padres Ladislau e Meireles.

Pelas 11.00 horas organizou-se a procissão em direcção ao lugar da pipa onde ficou entronizada a imagem oferecida ás lavadeiras de Barrancos pela Ex.ma Srª Dona Julieta Ribeiro de Carvalho.

O andor foi conduzido pelos alunos do colégio e pelas lavadeiras da Vila e chegou cerca das 13 horas ao lugar da pipa.

Ali sua Exª Rev.ma dirigiu sua palavra aos numerosos fiéis presentes. Assim terminou esta festa cheia de encanto e beleza.

Que o povo de Barrancos tão devoto a Nª Sª da Conceição A saiba honrar mais uma vez e transforme o local da pipa em ponto obrigatório dos seus passeios e das suas horas de ócio.